“Carta de Charlote Hess”

“Carta de Charlotte Hess”

Embora não seja um documento com autenticidade comprovada, a “Carta de Charlotte Hess” é considerada atualmente pela AFE como uma “peça literária”, que tem alguns elementos que possuem comprovação histórica, que conta a vinda de imigrantes alemães da família Emmerich para o Brasil entre 1823 e 1824.

Cópia da versão em português: Carta-de-Charlote-Hess-e-observacoes-da-AFE-de-13-08-2020.pdf

——————————————————————————–

CONCLUSÕES que a Diretoria da Associação Família Emmerich (AFE) chegou em 13 de agosto de 2020 sobre a não autenticidade da “Carta de Charlotte Hess”:

Uma tradução em português da “Carta de Charlotte Hess” foi apresentada em uma palestra proferida por um familiar durante o 3° Encontro Nacional da Família Emmerich em julho de 2002. A AFE recebeu do familiar palestrante uma cópia eletrônica da palestra, e a partir de julho de 2002 a carta foi divulgada no site da AFE.

Em 2019, e também em anos anteriores, foram feitas buscas e consultas aos arquivos públicos do Estado de Hessen na Alemanha sem se localizar o original em alemão da “Carta de Charlotte Hess”. Até mesmo a viúva, do suposto doador da carta a um arquivo público da Alemanha, foi contactada e ela afirmou jamais ter ouvido o falecido marido falar de tal carta, e nem de uma suposta doação da mesma a qualquer arquivo público. Também, em 2019 foi feita uma busca nos arquivos da Fundação D. João VI de Nova Friburgo e no Relatório Anual da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (SBBE) de 1829 sem se achar uma cópia do original da carta em alemão, ou de sua tradução para o português ou qualquer outro idioma.

No final de maio de 2019, a Associação Família Emmerich (AFE) recebeu, por e-mail do autor da palestra, um arquivo em PDF que ele havia recebido em 2003 de outra pessoa com as imagens do que seriam o original em alemão da “Carta de Charlotte Hess”. Embora contendo muitos lugares, fatos e nomes de pessoas que possuem comprovação histórica, baseado no arquivo em PDF com as imagens do que seriam o original em alemão da carta, pode-se inequivocamente concluir que a “Carta de Charlotte Hess” não é um documento autêntico, pois, dentre uma série de outros detalhes, os caracteres e os espaços entre as palavras nas imagens são rigorosamente iguais, o que é incompatível com a escrita manual, e a imagem apresentada como original em alemão pode ser imitada de forma exata no computador, usando-se papel de fundo com aparência de envelhecido e fonte tipográfica 18th Century Kurrent Start.

Se no futuro for encontrado um documento autêntico, a AFE estará pronta a reformular a sua opinião sobre o tema. A partir de agora, a “Carta” será considerada para a AFE como um relato plausível, como uma “peça literária”, que tem alguns elementos que possuem comprovação histórica, que conta a vinda de imigrantes alemães da família Emmerich para o Brasil entre 1823 e 1824.

Vitória, 13 de agosto de 2020.

Diretoria da Associação Família Emmerich (AFE)

Tópicos recentes