Introdução

Origens e História da Família Emmerich  (Introdução):

Na Alemanha existe uma cidade chamada Emmerich (Emmerich am Rhein), às margens do Rio Reno na fronteira noroeste com a Holanda (esta cidade pertence à região administrativa de Düsseldorf). Esta cidade foi fundada aproximadamente no ano 700 e tem atualmente 31 mil habitantes. Para saber mais sobre a cidade abra o menu Cidade de Emmerich. Acreditamos que deve existir uma relação entre o nome da cidade e o sobrenome Emmerich, pois, muitas vezes, o sobrenome de ancestrais primitivos refere-se à cidade de onde eles são oriundos.

Os primeiros Emmerich que vieram da Alemanha para o Brasil, e que aqui chegaram em 1824, não foram os da cidade de Emmerich, mas sim de duas cidades próximas à Frankfurt, conforme descrito abaixo.

A primeira família Emmerich a imigrar da Alemanha para o Brasil foi a de Jonas Emmerich (nasceu em Bleichenbach (próximo a Nidda), Hessen, Alemanha, situada a 50 km nordeste de Frankfurt, e estava morando na região do Rheinhessen, localidade de Becherbach bei Kirn, a 120 km sudoeste de Frankfurt). Eles vieram no navio “Argus” (Porto de Den Helder, Holanda, 24/06/1823), chegando ao Brasil (Rio de Janeiro) em 13/01/1824. A segunda família Emmerich a chegar ao Brasil foi a de Johann Heinrich Emmerich (que também nasceu em Bleichenbach, Hessen, Alemanha, a 50 km nordeste de Frankfurt, e ali residia). Eles vieram no navio “Caroline” (Porto de Hamburgo, Alemanha, 17/12/1823), chegando ao Brasil (Rio de Janeiro) em 14/04/1824. Ambas as famílias chegaram a Nova Friburgo (Estado do Rio de Janeiro) em 03/05/1824. Estas famílias moraram em Nova Friburgo, sendo que posteriormente vários de seus descendentes mudaram-se para o Estado de Minas Gerais (Alto Jequitibá) e outras localidades do Brasil.

A região de origem na Alemanha e os portos de partida estão mostrados no mapa à esquerda, onde também destacamos a cidade de Emmerich. Clique no mapa para expandi-lo em detalhes.

A grafia Emmerich com dois “emes” (mm) no meio e com “cê-agá” (ch) no final é a grafia original dos Emmerich que vieram da Alemanha em 1823. Entretanto, alguns oficiais de registro civil do Brasil (inclusive muitos declarantes da própria família) cometeram erros e imperfeições que resultaram em diferentes grafias (além da original). Deste modo, todas as variações de grafia, tais como Emerich, Emerick, Emmerick, Emrich e Emerique, são consideradas como relativas à família. Todos são oriundos dos Emmerich que aqui chegaram em 1824.

Após a criação da Associação Família Emmerich em 2000, passamos a conhecer muito melhor nossa história e nossas origens. Com o trabalho de muitos, o que poderia parecer impossível tempos atrás hoje é realidade. Por exemplo, temos a árvore genealógica (cf. Genealogia no menu principal) dos que aqui chegaram em 1824 relativamente bem preenchida de 1824 até hoje, incluindo alguns ancestrais nascidos antes de 1780.

Um extrato em uma só página do documento “Os Alemães Pioneiros de Nova Friburgo” (autoria de Nelson Augusto Bohrer), contendo os nomes dos pais, das mães e dos filhos dos Emmerich que vieram nos navios Argus e Caroline se encontra no arquivo (em PDF):  Os_alemaes_pioneiros_Nova_Friburgo-p_5-6

Para saber mais sobre a história dos COLONIZADORES ALEMÃES EM NOVA FRIBURGO sugerimos o site da Fundação D. João VI de Nova Friburgo – Centro de Documentação D. João VI,  conforme especificado no links [OS COLONIZADORES ALEMÃES EM NOVA FRIBURGO, por Armindo L. Müller]: http://www.djoaovi.com.br/index.php?cmd=section:imigrantes_alemaes#3

Na página acima é que se encontra o texto completo do documento de Nelson Augusto Bohrer,  mencionado dois parágrafos acima, “Os Alemães Pioneiros de Nova Friburgo” (em PDF): Os_alemaes_pioneiros_Nova_Friburgo

No site da  Fundação D. João VI de Nova Friburgo – Centro de Documentação D. João VI – também pode-se consultar uma cópia do original do “Livro de Registros dos primeiros colonos alemães que chegaram em Nova Friburgo no ano de 1824”: http://www.djoaovi.com.br/journal.php?id=documentos_colonizacao_alema&d=01-01-1824

Tópicos recentes