Comunicados

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 13/08/2020:

CONCLUSÕES que a Diretoria da Associação Família Emmerich (AFE) chegou em 13 de agosto de 2020 sobre a não autenticidade da “Carta de Charlotte Hess”:

Uma tradução em português da “Carta de Charlotte Hess” foi apresentada em uma palestra proferida por um familiar durante o 3° Encontro Nacional da Família Emmerich em julho de 2002. A AFE recebeu do familiar palestrante uma cópia eletrônica da palestra, e a partir de julho de 2002 a carta foi divulgada no site da AFE.

Em 2019, e também em anos anteriores, foram feitas buscas e consultas aos arquivos públicos do Estado de Hessen na Alemanha sem se localizar o original em alemão da “Carta de Charlotte Hess”. Até mesmo a viúva, do suposto doador da carta a um arquivo público da Alemanha, foi contactada e ela afirmou jamais ter ouvido o falecido marido falar de tal carta, e nem de uma suposta doação da mesma a qualquer arquivo público. Também, em 2019 foi feita uma busca nos arquivos da Fundação D. João VI de Nova Friburgo e no Relatório Anual da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (SBBE) de 1829 sem se achar uma cópia do original da carta em alemão, ou de sua tradução para o português ou qualquer outro idioma.

No final de maio de 2019, a Associação Família Emmerich (AFE) recebeu, por e-mail do autor da palestra, um arquivo em PDF que ele havia recebido em 2003 de outra pessoa com as imagens do que seriam o original em alemão da “Carta de Charlotte Hess”. Embora contendo muitos lugares, fatos e nomes de pessoas que possuem comprovação histórica, baseado no arquivo em PDF com as imagens do que seriam o original em alemão da carta, pode-se inequivocamente concluir que a “Carta de Charlotte Hess” não é um documento autêntico, pois, dentre uma série de outros detalhes, os caracteres e os espaços entre as palavras nas imagens são rigorosamente iguais, o que é incompatível com a escrita manual, e a imagem apresentada como original em alemão pode ser imitada de forma exata no computador, usando-se papel de fundo com aparência de envelhecido e fonte tipográfica 18th Century Kurrent Start.

Se no futuro for encontrado um documento autêntico, a AFE estará pronta a reformular a sua opinião sobre o tema. A partir de agora, a “Carta” será considerada para a AFE como um relato plausível, como uma “peça literária”, que tem alguns elementos que possuem comprovação histórica, que conta a vinda de imigrantes alemães da família Emmerich para o Brasil entre 1823 e 1824.

Vitória, 13 de agosto de 2020.

Diretoria da Associação Família Emmerich (AFE)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 17/05/2019:

Relato das Informações e Decisões da Reunião da AFE de 21/02/2019:

Aos Membros da Associação Família Emmerich,

Apresentamos abaixo o Relato das Informações e Decisões da Reunião da AFE de 21/02/2019.

****************************************************************************************

1) Situação atual da AFE:

O site está funcionando normalmente. Os pagamentos anuais de custo do registro de http://emmerich-afe.org em Register.com e de hospedagem na FutureQuest têm sido feitos por um dos membros da AFE, que é a pessoa que administra o site.

Houve dificuldades no registro da Ata de 2015 referente 8° Encontro. Este tipo de problema tem ocorrido com outras Associações. Isso tem desdobramento no item 2.

Em 2016 a Organizadora do 8° Encontro solicitou uma ajuda de R$ 1500,00 da AFE para concluir o pagamento dos custos do Evento pois o número de participantes foi superestimado. Um dos membros da AFE pagou esta quantia de sua conta corrente particular.

Por sugestão de Nilton, deverá ser feita uma planilha (a partir de documentos comprobatórios) para verificar os recursos particulares que se tem dispendido para a manutenção da AFE. Depois, será feita uma coleta para ressarcir os valores gastos. De forma espontânea, as pessoas poderão participar ou não dessa coleta. Os recursos que ultrapassarem o valor a ser ressarcido serão utilizados para o pagamento de despesas futuras.

2) AFE como pessoa jurídica:

Foram expostas as dificuldades para se manter a Associação como pessoa jurídica. Foi falado que a Família Gripp, que é similar à Família Emmerich e realiza encontros nacionais similar aos que fazemos, tem levado sua congregação familiar informalmente, e esse poderia ser o futuro caminho da Família Emmerich. Depois de algumas discussões, foi aprovada por todos a iniciativa da convocação de uma Assembleia Geral em caráter extraordinário no dia 23/05/2019 a fim de deliberar especificamente sobre essa matéria.

3) 9° Encontro Nacional da Família Emmerich:

Foi decidido que o 9° Encontro Nacional da Família Emmerich será realizado em Alto Jequitibá – MG no período de 26 a 28 de julho de 2019 (sexta a domingo).

Para que não ocorra uma superestimativa no número de participantes, foi decidido que será feita uma estimativa inicial de 50 participante, que é o mínimo exigido para a reserva do local do evento.

A divulgação ampla do evento será feita a partir da confirmação da reserva.

****************************************************************************************

Atenciosamente,

Francisco Guilherme Emmerich

Associação Família Emmerich

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 18/02/2019:

Reunião da AFE para decisões sobre o 9° Encontro Nacional da Família Emmerich

21/02/2019 (5a-feira) 19 h

Aos Membros da Associação Família Emmerich,

Com satisfação, gostaríamos de convidá-lo para participar de uma reunião da Associação Família Emmerich no dia 21 de fevereiro (quinta-feira) às 19:00 h, a ser realizada na Rua Coronel Schwab Filho 131, Bento Ferreira,  Vitória-ES (Emmerich Odontologia).

Nesta reunião decidiremos a data, o local e os preparativos do próximo Encontro Nacional da Família Emmerich.

Desde já agradecemos antecipadamente a vossa atenção,

Atenciosamente,

Francisco Guilherme Emmerich

Associação Família Emmerich

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 30/11/2016:

Relato da Reunião com o Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha no Espírito Santo (ocorrida dia 28/11/2016)

Na reunião estiveram presentes o Cônsul, Prof. Renato Antônio Krohling, e os seguintes Membros da Associação Família Emmerich (AFE): Oberacy, Paulo Sergio, Eduardo, Nilton, Paulo Roberto, Adauto, Oberacy Junior, Hercules, Karina, Jaqueline, Heloisa, Aracy, Roberta, Angela, Magaly, Camila, Sara e Francisco.

Primeiramente foi feito um breve relato da história da AFE e da pertinência do tema proposto. Agradeceu-se a presença do Cônsul Honorário e foi-lhe passada a palavra.

O Prof. Renato Krohling fez uma explanação de 30 minutos sobre as normas vigentes de aquisição de cidadania alemã da República Federal da Alemanha. Depois, houve uma seção de perguntas e debates. Foram fornecidas informações importantes, esclarecidos muitos pontos, e tecidas várias considerações a respeito da possibilidade de aquisição de cidadania alemã, que é muito difícil de ser obtida devido às normas vigentes.

No arquivo em PDF abaixo, enviado pela Secretária do Consulado, Sra. Petra Theresia Günter Vieira, são fornecidas informações oficiais sobre “A nacionalidade alemã – aquisição e perda”.

Nacionalidade_alema-aquisicao_e_perda

Titulares brasileiros de passaportes comuns, diplomáticos e funcionais ou outros passaportes oficiais podem entrar na Alemanha e em toda a região de Schengen (países da União Europeia, mais a Islândia, Noruega e Suíça), ou passar em trânsito com finalidades turísticas ou comerciais e ali permanecer sem visto por, no máximo, três meses para cada período de seis meses. Brasileiros que pretendem ficar mais de 90 dias na Alemanha precisam de uma autorização de residência. Via de regra, em muitos casos, esta pode ser solicitada após a entrada na Alemanha diretamente no Departamento de Estrangeiros competente para o seu local de residência (por exemplo, para estudo superior, intercâmbio escolar, curso de idioma, reunião familiar, celebração de casamento e permanência de longa duração subsequente).

No que concerne à obtenção de cidadania (direito de dupla nacionalidade), a situação vigente hoje para os descendentes de alemães é diferente da vivida pelos descendentes de italianos, que obtêm a nacionalidade italiana ao provar com certidões que são descendentes de um ancestral italiano. As normas da Alemanha (explicitadas no arquivo acima) não têm possibilitado a obtenção de cidadania alemã por parte da amplíssima maioria dos descendentes dos primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no século 19, como os Emmerich, que aportaram no Rio de Janeiro em 1824. Para que no futuro isso seja mudado, deveria haver uma mudança na legislação alemã, aprovada pelo Parlamento Alemão, mencionando explicitamente a retroatividade, se for o caso.

Agradecemos a todos pela atenção,

Francisco Guilherme Emmerich

Associação Família Emmerich

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 21/11/2016:

Reunião com o Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha no Espírito Santo

28/11/2016 (2a-feira) 19 h

Aos Membros da Associação Família Emmerich,

Com satisfação, gostaríamos de convidá-lo para participar de uma reunião da Associação Família Emmerich no dia 28 de novembro de 2016 (segunda-feira) às 19:00 h, a ser realizada na Rua João Capuchinho, 145, Praia do Suá, 29052-360 Vitória-ES (rua de esquina com o Restaurante São Pedro).

Nesta reunião teremos, uma exposição do Prof. Renato Antonio Krohling, Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha no Espírito Santo sobre a atual Política de aquisição de cidadania alemã da República Federal da Alemanha. A Exposição começará às 19:30 h.

Desde já agradecemos antecipadamente a vossa atenção,

Atenciosamente,

Francisco Guilherme Emmerich

Associação Família Emmerich

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 25/05/2016:

Trabalhos de Genealogia de Claudia Emrich

Correspondências entre Francisco Emmerich e Claudia Emrich em abril de 2016:

De: Francisco  Emmerich       Para: Claudia Emrich
Enviada em: quarta-feira, 20 de abril de 2016 10:15
Assunto: Trabalhos de genealogia

Bom dia Claudia,
Excelente. Já passei para PDF a certidão:1889 04 15 FELIPPE EMMERICH filho de Johan e Charlotte. Por coincidência é exatamente o ancestral comum de nosso avô Isidro Guilherme e dos Emerich´s de Vitória, como Dr. Carlos Emerich.
Eles aportuguesaram e simplificaram o nome, usando Felippe Emmerich ao invés de Georg Phillip Emmerich. Nessa certidão o Emmerich está na grafia correta original. Portanto, se for possível, na hora de você dar nome aos arquivos, favor usar a grafia que o cartório coloca.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho. Colocarei no site ainda nesta semana.
Grande abraço,
Francisco

De: Claudia Emrich   Para: Francisco G Emmerich
Enviada em: terça-feira, 19 de abril de 2016 18:39

Francisco,
Estas são algumas das primeiras certidões desta compilação. Ainda estou no primeiro livro de óbitos, conforme for avançando vai ter muito mais.
Você acha interessante ter isso no site ou é muito material?
A fonte é o site familysearch.org
Abraço,
Claudia

De: Claudia Emrich        Para: Francisco Emmerich
Enviada em: terça-feira, 19 de abril de 2016 09:35

Oi Francisco,
Por enquanto vou te mandando mais certidões.
Acho legal fazer um índice porque algumas são bem chatas de ler.
Abraço,
Claudia

De: Francisco  Emmerich       Para: Claudia Emrich
Enviada em: terça-feira, 19 de abril de 2016, 8:58 AM
Assunto: Trabalhos de genealogia

Bom dia Claudia,
Niltinho me falou sobre sua retomada aos trabalhos de genealogia.
Se você tiver material para colocar no site, favor  me enviar.
Oportunamente, podemos acertar para você postar diretamente no site. O que acha?
Estamos com saudades de você.
Um grande abraço,
Francisco

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 24/07/2015:

Bem-vindo TODOS ao nosso Encontro Nacional neste fim de semana entre  NOVA FRIBURGO e BOM JARDIM,                                                                                                   Venham participar e compartilhar conosco destes verdadeiros e calorosos momentos de amor e união.
“Maior que nossas dificuldades é o prazer da reunião. Mais forte que nossas diferenças é o motivo que nos une!”
Forte abraço,
Oberacy Emmerich Junior (Presidente da AFE)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 13/05/2015:

Convite:       Churrasco “ação entre irmãos, primos e amigos”:

A Diretoria da AFE – Associação Família Emmerich convida você a participar do churrasco “ação entre irmãos, primos e amigos” que ocorrerá no dia 17 de maio de 2015 (domingo) a partir das 12:00 hs até às 16:00 hs, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo, situado à Av. Dante Micheline, 1175, Jardim da Penha, Vitória-ES.

O evento tem por objetivo arrecadar recursos para ajudar a financiar o 8° Encontro Nacional da Família Emmerich, além de estimular os irmãos, primos e amigos à participarem do citado Encontro (que ocorrerá em julho de 2015 entre Nova Friburgo e Bom Jardim – RJ).

Participação Individual – R$ 50,00    ( e  doações espontâneas em Livro de “Ouro”)

Local – Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo

Data – 17 de maio de 2015 (domingo)

A Diretória

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = convocação de 24/07/2015:

                                                                                                    Vitória, 24 de abril de 2015.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO FAMILIA EMMERICH de 2015,

 O Presidente da Associação Família Emmerich (AFE) inscrita no CNPJ 04.301.174/0001-45, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Social, vem, através de correio eletrônico (e-mail) aos associados e da postagem do presente documento no site da AFE (http://emmerich-afe.org/?page_id=56), convocar os senhores associados para reunirem-se em Assembleia Geral Ordinária, conforme o Art. 23 do Estatuto Social, durante o 8° Encontro Nacional da Família Emmerich, no dia 25/07/2015, às 14:00 hs, a realizar-se no Sítio Recanto Divino, localizado na Estrada Pedra Branca, Km 2, (entre Nova Friburgo-RJ e Bom Jardim-RJ, município de Bom Jardim-RJ, CEP: 22660-000, conforme mapa de localização mostrado no endereço eletrônico da AFE (http://emmerich-afe.org/?page_id=49), que se realizara com a presença de metade mais um dos associados em primeira convocação e com qualquer número de associados 15 (quinze) minutos depois em segunda convocação, a fim de deliberarem sobre a seguinte Ordem do dia:

Ordem do Dia 1: Informações Gerais da Diretoria;

Ordem do Dia 2: Aprovação da Prestação de Contas da Diretoria atual até a presente data, conforme o Parágrafo único do Art. 21 do Estatuto Social;

Ordem do dia 3: Eleição de uma nova Diretoria para o mandato de 29/07/2015 a 29/07/2016 e de um novo Conselho Fiscal no mesmo período, conforme o Parágrafo único do Art. 22 do Estatuto Social;

Ordem do dia 4: Posse da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal, conforme o Parágrafo único do Art. 22 do Estatuto Social;

Ordem do dia 5: Comentários, Sugestões, e outros Assuntos Gerais.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

OBERACY EMMERICH JUNIOR

Associação Família Emmerich

Presidente

PS: Um Folder com informações completas sobre o evento estará disponível em breve no site.

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 31/07/2013:

7° Encontro Nacional da Família Emmerich: É com muita satisfação que informamos que o nosso 7° ENFE foi realizado com sucesso. O álbum de fotografias já está colocado no site (e será completado com mais fotos).

Em breve faremos uma reunião de avaliação e daremos mais informações.

A Diretoria

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 05/07/2013:

Nome do nosso site original: http://www.emmerich.org.br/ já pode ser novamente acessado

É com muita satisfação que informamos que o nome do nosso site original: http://www.emmerich.org.br já pode ser novamente acessado pela aldeia global desde as 22 h de ontem (04/07/2013).

Introduzimos uma IRO (Internal Redirection Overlay) em nosso Website Hosting (conforme explicado no arquivo Solucao-problema ) e tudo foi resolvido.

A Diretoria

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 14/06/2013:

Novo Comunicado: 7° ENFE   – Mantidos os preços que vigoravam até dia 10/06/2013

Tendo em vista o objetivo de trazer um maior número de pessoas ao nosso  Encontro Nacional da Família Emmerich, a Diretoria da Associação Família Emmerich resolveu manter o mesmo valor do Pacote para o Evento (R$ 170,00 por pessoa) que vigorava até dia 10/06/2013. O Pacote inclui: Hospedagem para 3 dias; Jantar p/ 2 dias; Café da manhã p/ os 2 dias; Almoço p/ 2 dias, Inscrição; Crachá; Camisa do Evento). Menores entre 5 e 10 anos pagam meia estadia e abaixo de 5 anos não pagam nada.      Da mesma forma, foi mantido o valor para Somente a inscrição: R$ 70,00 por pessoa (Isso Inclui a Inscrição; Crachá do Evento; Camisa). Menores abaixo de 12 anos não pagam a inscrição. Se quiserem comprar a camisa o preço avulso será R$ 20,00.            A Diretoria

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 18/04/2013:

Convite para o 7° Encontro Nacional da Família Emmerich ( 19 a 21 de julho de 2013)

Convocação para a Assembleia Geral de 20/07/2013: Convocacao-Assembleia-Geral-AFE

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 27/09/2012 (com atualização em 11/10/2012):

Resultado do Churrasco “Ação entre irmãos, primos e amigos”,

O Churrasco “Ação entre irmãos, primos e amigos”, ocorrido em 23/09/2012 foi muito bem sucedido.

Tivemos a presença de 77 (setenta e sete) pessoas que assinaram o Livro de Ouro em nossa confraternização.

Arrecadamos um total bruto de R$ 5.470,00.

Depositamos em nossa conta o total líquido de R$ 3.290.00.

Agradecemos bastante a ajuda de todos,

A Diretoria

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 29/08/2012:

Churrasco “ação entre irmãos, primos e amigos”:

AFE – Associação Família Emmerich

Convite

A Diretoria da AFE – Associação Família Emmerich convida você a participar do churrasco “ação entre irmãos, primos e amigos” que ocorrerá no dia 23 de setembro de 2012 (domingo) a partir das 11:00 hs até às 16:00 hs, no Caxias Esporte Clube sito à Av. Leitão da Silva c/ Av. Maruipe – Bairro Santa Luiza, Vitória-ES.

O evento tem por objetivo arrecadar recurso inicial para financiar a primeiras ações do VII Encontro Nacional da Família Emmerich, além de estimular os irmãos, primos e amigos à participarem do encontro que ocorrerá de 19 a 21 de julho de 2013 em Santa Isabel – Domingos Martins  – ES.

Participação Individual – R$ 100,00

Local – Caxias Esporte Clube

Data – 23 de Setembro de 2012 (domingo)

A Diretória

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = notícia de 15/06/2012:

Definição do Próximo Encontro da Família: (julho de 2013):

Na ultima reunião da AFE (Associação da Família Emmerich) no dia 15/06/2012, foram definidos pontos importantes:

Local que acontecerá o evento: CASA DE RETIRO SÃO FRANCISCO XAVIER

Este espaço fica em Santa Isabel , distrito de Domingos Martins, região Serrana do Espirito Santo.

O local apresenta infraestrutura apropriada para este tipo de evento, onde os familiares poderão dormir, fazer as refeições e passar horas de lazer e interação com a Família.

Para maiores informações sobre o local acesse www.casaretiro.com.br

Data do evento: 19/07/2013  a  21/07/2013.

Pacote para o Evento: R$ 170,00.  O Pacote inclui:

         Inscrição,     Crachá do Evento,     Camisa do Evento,

         Hospedagem para 3 dias,     Jantar para 2 dias

         Café da manhã para os 2 dias,     Almoço para 2 dias

AGUARDEM: Em breve daremos outros detalhes sobre inscrições, cadastramentos, recadastramentos, pagamentos e outras informações que irão constar em nosso SITE que está sendo cuidadosamente elaborado pela diretoria da AFE. Até breve e, VAMOS DIVULGAR NOSSO EVENTO.

Obs: No álbum do grupo facebook Familia Emmerich/Emmerick (link: http://www.facebook.com/groups/277406932349079/ ) haverão algumas fotos do local onde será realizado o encontro.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

http://emmerich-afe.org/wp-login.php

Tópicos recentes