Objetivos

Objetivos

A Associação Família Emmerich (AFE) é uma Associação brasileira que tem como finalidade integrar a família Emmerich e parentes próximos em qualquer região onde se encontrem, promover pesquisas genealógicas, realizar encontros de confraternização, representar a família perante a Aldeia Global, e assistir a todos com uma central de informações que suporte todas as suas finalidades.

Observações importantes:

  1. A grafia Emmerich com dois emes (mm) no meio e com cê agá (ch) no final é a grafia original dos Emmerich que vieram da Alemanha, e será utilizada em qualquer referência, documento, encontro, ou mídia relativo à Associação Família Emmerich. Como alguns oficiais de registro civil do Brasil cometeram erros, diferentes grafias, além da original, são encontradas para o sobrenome Emmerich. Todas as variações de grafia, tais como Emmerick, Emerick, Emerich, Emrich, são consideradas como relativas à família. Todos são oriundos dos Emmerich.

  2. A Associação Família Emmerich é uma instituição de natureza cultural, social e beneficente, fundada em 23 de janeiro de 2000, por tempo indeterminado de duração, é uma entidade sem fins lucrativos, com sede à Rua Cel. Schwab Filho, n° 131, Bento Ferreira, 29052-070 Vitória – ES. A Instituição é uma entidade civil, com associados, sem distinção entre seus associados de cor, sexo, nacionalidade, profissão, credo religioso ou partido político, bastando para tanto ser membro da família.

  3. A primeira família Emmerich a imigrar da Alemanha para o Brasil foi a de Jonas Emmerich (nasceu em Bleichenbach (próximo a Nidda), Hessen, Alemanha, situada a 50 km nordeste de Frankfurt, e estava morando na região do Rheinhessen, localidade de Becherbach bei Kirn, a 120 km sudoeste de Frankfurt). Eles vieram no navio “Argus” (Porto de Den Helder, Holanda, 24/06/1823), chegando ao Brasil (Rio de Janeiro) em 13/01/1824. A segunda família Emmerich a chegar ao Brasil foi a de Johann Heinrich Emmerich (que também nasceu em Bleichenbach, Hessen, Alemanha, a 50 km nordeste de Frankfurt, e ali residia). Eles vieram no navio “Caroline” (Porto de Hamburgo, Alemanha, 17/12/1823), chegando ao Brasil (Rio de Janeiro) em 14/04/1824. Ambas as famílias chegaram a Nova Friburgo (Estado do Rio de Janeiro) em 03/05/1824. Estas famílias moraram em Nova Friburgo, sendo que posteriormente vários de seus descendentes mudaram-se para o Estado de Minas Gerais (Alto Jequitibá) e outras localidades do Brasil.

  4. Com finalidade de memória histórica, registra-se que o Primeiro Encontro Nacional da Família Emmerich se realizou em Alto Jequitibá – MG, nas dependências do Colégio Evangélico, de 22 a 24 de janeiro de 1999, com a presença de cerca de 400 a 500 familiares, sendo que 375 pessoas assinaram o livro de presenças. O Segundo Encontro Nacional da Família Emmerich se realizou na região de Nova Friburgo, cidade de Bom Jardim – RJ, de 21 a 23 de janeiro de 2000, com a presença de cerca de 350 a 450 familiares, sendo que 306 pessoas assinaram o livro de presenças.

Tópicos recentes